Ligando os Pontos: a nova acção global da 350 realiza-se no sábado

Ligando os Pontos: a nova acção global da 350 realiza-se no sábado

Estamos a pouco menos de uma semana da nova acção da 350.org à escala planetária, a Ligando os Pontos. A acção pretende chamar a atenção para as alterações climáticas e para a forma como os desastres naturais está a destruir comunidades inteiras.

“Desde a seca na Mongólia às enchentes na Tailândia, das queimadas na Austrália às comunidades no Himalaia ameaçadas pelo derretimento dos icebergs, organizaremos  acções para lembrar a todos o que está a acontecer na nossa vizinhança. Para cada uma das acções, do Quénia ao Canadá ao Vietname e Vermont, alguém estará a segura um… ponto”, explica a organização do 350.

“Pode ser um enorme ponto preto feito em cartaz, um ponto formado por pessoas de mãos dadas em volta de uma plantação destruída pela seca, um ponto feito de tecido com uma foto tirada de cima – e assim por diante. Partilharemos essas imagens ao redor do mundo para dar uma cara humana às mudanças climáticas —  seria como segurar um espelho de frente para o planeta e obrigar as pessoas a encararem  as consequências das mudanças climáticas”, ainda de acordo com a 350.

Veja aqui o evento mais perto de si.

Em Portugal, a acção terá várias iniciativas. Em Montemor-o-Novo será criada uma sementeira de arroz biológico; no Algarve, a Glocal Faro está a organizar a acção “Biclar pelo Ambiente” (ver abaixo), um percurso de bicicleta cujo ponto de encontro é o Jardim Manuel Bivar, em Faro, às 15h; em Lisboa está prevista uma Marcha pelo Clima; e a Casa da Música, no Porto, receberá a iniciativa Connecting for Life.

A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática. 350 partes por milhão de CO2 na atmosfera é a barreira que já ultrapassámos e que, segundo alguns cientistas, é o valor máximo aceitável. Assim, a 350.org assume esse nome como símbolo da meta que temos que atingir para preservar o nosso planeta.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores