Toyota e Microsoft preparam skate eléctrico controlado por gestos

Toyota e Microsoft preparam skate eléctrico controlado por gestos

Engenheiros da Toyota estão a trabalhar em vários projectos de criação de novos veículos que integram as tecnologias como as de reconhecimento de gestos e identificação facial. Um deles é o Smart Insect, um carro para apenas um passageiro capaz de prever o comportamento do motorista e que foi criado em parceria com a Microsoft.

O Smart Insect está a ser desenvolvido no Japão e será equipado com câmaras interiores e exteriores, reconhecimento de gestos e de voz, sensores de movimento e previsor de comportamentos.

Assim, o veículo pode reconhecer quando o motorista se aproxima para desligar o alarme, destrancar ou abrir as portas.

Outro dos projectos trabalhados pela Toyota e Microsoft é uma espécie de skate eléctrico – isso mesmo! – , também controlado por gestos e que vem equipado com um tablet – com Windows 8 – e software de movimento da Kinect.

Com um pequeno mover das mãos, este veículo aumenta de velocidade. “Imagine um painel de instrumentos sem botões, sem ecrãs para tocar, onde os olhos podem continuar focados na estrada”, explicou Jim Lenz, presidente da Toyota para os Estados Unidos.

Por outro lado, os gestos são mais eficazes que o reconhecimento de voz, que poderá ser prejudicado por sotaques ou pronúncias erradas. “Os gestos com a mão são, basicamente, universais”, explicou o responsável.

A Toyota e a Microsoft são apenas duas das dezenas de empresas que investem fortemente na promoção da mobilidade sustentável e tecnologias que melhorem a segurança automóvel. E isso significa que a indústria caminha para estratégias de promoção do bem-estar, ou seja, são boas notícias.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores