Angola no fundo da tabela global da qualidade alimentar (com LISTA)

Angola no fundo da tabela global da qualidade alimentar (com LISTA)

Angola e o Chade são dois dos países com pior qualidade alimentar do mundo, de acordo com um ranking criado pela Oxfam, entidade que acredita que a comida nestes países costuma ser demasiado cara e pouco nutritiva.

A Oxfam revela que a comida nos Estados Unidos é barata, abundante, variada e saborosa, mas poderá não ser boa – possui demasiada gordura e açúcar, factores que levaram 36% dos norte-americanos a tornarem-se diabéticos e 46% a ficarem obesos. A comida no Japão, no entanto, é mais saudável, mas mais cara e não tão variada.

Segundo a organização, as pessoas ao ficarem mais ricas têm a tendência a querer comer mais carne, peixe e produtos lácteos, mais alimentos fritos, mais doces e bolos, tudo acompanhado com refrigerantes. Em combinação com o facto de as pessoas se mudarem cada vez mais para as cidades, terem menos tempo para cozinhar, e levarem vidas menos activas, as mudanças de dieta trouxeram consigo uma epidemia de problemas de saúde. O número de pessoas obesas nos países em desenvolvimento chegou mesmo a triplicar entre 1980 e 2008.

Barry Popkin, professor de nutrição na Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, refere que as normas da World Trade Organization (WTO) fizeram com que países como o Samoa, que tentaram parar importações de produtos não saudáveis, o deixassem de o conseguir fazer.

Já Neville Rigby, organizador do Fórum Internacional da Obesidade, afirmou à agência de notícias Integrated Regional Information Networks (IRIN) que resolver os problemas alimentares dos países significaria ir contra os interesses de poderosas corporações internacionais. “Na prática, a variedade de alimentos disponíveis é determinada por um conjunto de grandes empresas. As decisões sobre o que comer não estão apenas nas mãos do consumidor, nem sequer nas mãos dos governos ou da World Health Organization (WHO). A agenda comercial mundial e as estratégias agrícolas não são realizadas por pessoas preocupadas com a saúde, mas sim por pessoas preocupadas em ganhar dinheiro”.

Veja a lista completa dos países onde se come melhor e pior no Green Savers Portugal.

Os 10 países com a pior alimentação:

1. Chade

2. Angola

3. Etiópia

4. Madagáscar

5. Iémen

6. Níger

7. Burundi

8. Moçambique

9. Zimbábue

10. Serra Leoa

Foto: Laura Hadden / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores