Linha férrea vai ligar Angola e Moçambique

Linha férrea vai ligar Angola e Moçambique

A Zâmbia anunciou recentemente que começará a construir em breve uma linha ferroviária que irá ligar a sua cidade de Chingola à cidade angolana de Benguela, unindo por via férrea os dois países, informa o jornal Construir.

Numa primeira fase, a ferrovia irá estender-se desde Chingola até às minas de Kansanshi, Lumwana e Kalumbila no Zâmbia; e numa segunda fase esta ligação irá continuar até à linha angolana de Benguela, refere o Jornal de Angola.

Outra ligação está a ser feita com Moçambique, que irá ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Índico. A construção da linha ferroviária pretende abrir um corredor directo até à cidade angolana de Lobito.

A circulação dos comboios de passageiros e mercadorias começa em Abril. O restabelecimento do Caminho de Ferro de Benguela até à costa leste do continente africano volta a dar ao Porto do Lobito um estatuto de porta de entrada e saída de mercadorias e passageiros do interior do país e dos países vizinhos sem acesso ao mar.

Já o Ministro dos Transportes angolano, Augusto Tomás, anunciou para breve a conclusão de ligações entre Angola e a Zâmbia, a República Democrática do Congo e a Namíbia. Está igualmente prevista a ligação das três linhas férreas de Angola: Benguela, Moçâmedes e Luanda.

Foto: FuLinHyu / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores