Empresa japonesa desenha carro para cenários de tsunami (com FOTOS)

Empresa japonesa desenha carro para cenários de tsunami (com FOTOS)

Depois do tsunami que devastou o Japão em 2011, a empresa japonesa Fomm começou a pensar num veículo eléctrico capaz de proteger as pessoas de áreas mais susceptíveis de serem atingidas por futuros tsunamis ou inundações.

O conceito é idêntico ao de um carro eléctrico, mas este não é apenas “o veículo eléctrico de quatro lugares mais pequeno do mundo”, como os seus criadores acreditam, mas também um carro capaz de flutuar como um barco.

O objectivo da Fomm é levar o carro – o Concept One – para zonas do mundo propícias a inundações, como é o caso do Sudeste Asiático.

O pequeno veículo pesa cerca de 460 kg e é seis centímetros mais curto que o Smart Electric Drive. Durante uma operação normal, os motores eléctricos em duas rodas têm uma potência máxima de 5kW para 100 quilómetros, mas quando o nível da água sobe, o Concept One usa um gerador de jacto de água que move a move para trás, através dos seus leves pneus flutuantes, que funcionam como bóias.

Para além disso, em vez de ter um volante tradicional, o carro utiliza um guiador semelhante ao das motas, onde se acelera e trava.

Hideo Tsurumaki, presidente da Fomm, diz que a sua cidade natal é conhecida por ser um local de perigo de catástrofes como tsunamis, e que projectou o Concept One, para ser capaz de resistir a essas forças, de acordo com o inhabitat.

A produção em massa do Concept One está prevista para começar em 2015, de acordo com a empresa.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores