Alemanha: 74% da energia utilizada no penúltimo fim-de-semana foi renovável

Alemanha: 74% da energia utilizada no penúltimo fim-de-semana foi renovável

Em 2011, a Alemanha fez manchetes na imprensa internacional quando uma pequena vila agrícola da Bavaria produziu um excedente energético de 321%. Este fim-de-semana o país voltou a mostrar que é um dos líderes mundiais em energias renováveis.

No penúltimo domingo, 74% das necessidades energéticas alemãs foram suprimidas através de energia renovável. Segundo o think tank Agora Energiewende, a taxa atingida no domingo passado constitui um recorde de utilização de energia renovável. O pico máximo de utilização de renováveis aconteceu entre o meio-dia e a uma da tarde, quando 43,54 gigawatts de energia renovável estavam a ser utilizados, o que corresponde a quase três quartos da procura energética da Alemanha.

O think tank indica ainda que devido à incapacidade de alguns geradores de renováveis se desligarem foram ainda produzidos 10 gigawatts adicionais, que foram exportados para os mercados vizinhos, refere o Inhabitat.

A energia eólica foi o principal contribuidor, com 21 gigawatts. Os combustíveis fósseis supriram a restante procura energética do último domingo, com 26 gigawatts.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores