The Real Thing: a máquina que transforma Coca-Cola em água potável (com FOTOS)

The Real Thing: a máquina que transforma Coca-Cola em água potável (com FOTOS)

Actualmente existem Coca-Cola em quase todos os cantos do mundo. Mas o mesmo já não se pode dizer da água potável. Helmut Smits, artista visual neerlandês, quis tirar partido desta contradição com uma máquina a que chama de “The Real Thing”. A ideia base é transformar a pouco saudável Coca-Cola em água potável.

Smits desenvolveu a máquina em parceria com o estudante de mestrado da Universidade de Amesterdão Martien Wubdemann, refere o Inhabitat. Através de um processo básico de destilação, a máquina ferve a Coca-Cola para produzir vapor de água que é colhido para um reservatório diferente.

Embora a máquina não esteja destinada à produção em grande escala, faz-nos pensar sobre o consumo e prioridades humanas. “Não pretendo transformar toda a Coca-Cola do mundo em água, mas sim fazer com que as pessoas pensem como criámos o mundo à nossa volta e nos questionemos sobre o mesmo”, afirma o inventor da máquina.

A ideia para a construção da máquina surgiu a Smits através da sua filosofia de tentar olhar para o mundo de maneira diferente. Quando se apercebeu que a Coca-Cola era na verdade água suja castanha pareceu-lhe injusto desperdiçar o precioso recurso, especialmente quando descobriu que existem locais no mundo onde as pessoas têm um melhor acesso ao refrigerante do que a água potável. “Uma máquina que transforme a Coca-Cola em água potável faz repentinamente bastante sentido num mundo onde pode ser mais difícil aceder à água do que ao refrigerante internacional”, indica Smits.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores